segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

9º Ano - Expressionismo

EXPRESSIONISMO

É considerada uma arte expressionista aquela em que  o artista usa de distorções e exageros na forma e na cor, para expressar suas emoções. Fase da história da arte que abandona ideias tradicionais e expressa a emoção do artista.
Este movimento artístico teve origem em Dresden, Alemanha, entre 1904 e 1905, com um grupo chamado Die Brücke, que em português significa A Ponte. Desse grupo faziam parte Ernest Ludwig Kirchner (1880-1938), Erich Heckel(1883-1970) e Karl Schmidt-Rottuff (1884-1976).
É inegável que o Expressionismo foi uma reação ao Impressionismo, já que esse movimento se preocupou apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos e com a problemática da sociedade moderna. Ao contrário, o Expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX.
Na verdade, essa tendência para traduzir em linhas e cores e os sentimentos mais dramáticos do homem já vinha sendo realizada por Van Gogh, que não se preocupava mais em fixar efeitos efêmeros da luz solar sobre os seres reais nos revelassem seu mundo interior.
Com o  clima melancólico e inquietante do Expressionismo historicamente  foi o primeiro grande movimento da pintura moderna do século XX, será muitas vezes abandonado e outras tantas retomado ao longo do século XX.

EDVARD MUNCH

Edvard Munch foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha. Munch nasceu na cidade de Løten (Noruega) em 12 de dezembro de 1863.
Em 1893, pintou sua obra de arte de maior importância: O Grito. Esta obra tornou-se um dos símbolos do expressionismo.
O Grito é um exemplo dos temas que sensibilizaram artistas ligados a essa tendência. Nela a figura humana não se apresenta linhas reais, mas contorce-se sob  o  efeito  de  água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador. Essa atitude inédita até aqui para as personagens da pintura e a ênfase para as linhas fortes evidenciam a emoção que o artista procura expressar.

Foto: Edvard Munch

Obra: " O grito" - Munch

"Obra: Criança doente" -  Munch

                                                   Obra: "Cinco mulheres na rua" - Ernst-Ludwig-Kirchner_

Obra: "Auto Retrato" -  Karl Schmidt-Rottuff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário