A ARTE PRÉ-HISTÓRICA
Presentes em todos os
estudos de história da arte, as pinturas rupestres, ou pinturas das cavernas,
só foram descobertas no século passado. Pertencem ao período pré-histórico e, portanto,
o seu estudo e interpretação apoiam-se mias na antropologia do que na história
e na estética.
A descoberta das pinturas rupestres
causou extraordinária admiração. Desafiaram e continuam desafiando os
estudiosos. Todas as teorias sobre essa arte repousam sobre hipóteses, isto é,
não têm (e provavelmente nunca terão) uma interpretação mais precisa sobre a
motivação e o significado dessas pinturas.
As hipóteses mais frequentes sobre a
criação dessas pinturas associam-nas a ritual de magia. Segundo essas
hipóteses, o homem primitivo não desenhava ou pintava por impulsos estéticos,
mas movido pela crença na força mágica da pintura para dominar.
Vivendo de forma nômade, em condições
precárias, e antes da prática da agricultura, o homem primitivo supria a
necessidade de alimentos com a caça de animais. Supõe-se que o homem
pré-histórico acreditava que os desenhos eram propiciadores mágicos da caça,
isto é, possuía o poder mágico de assegurar-lhe, antecipado, o sucesso na caça e,
consequentemente, a sua sobrevivência.
Pintura rupestre encontrada no Parque Nacional Serra da Capivara - BRASIL
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