domingo, 19 de junho de 2016

8º ano_COLÉGIO S.G._ CINEMA

SEGUEM OS EXEMPLOS DE MATERIAIS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO COM O TEMA: CINEMA

Vamos fazendo com calma pra dar certo ok!

Divirtam-se!!!!!!:)


































modelos de bonecos

Dadaísmo

O dadaísmo faz parte das Vanguardas Europeias e tem como objetivo destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.

O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas europeias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.

 O próprio nome “Dadaísmo” não tem significado nenhum, provavelmente tem o intuito de remeter à linguagem da criança que ainda não fala.
Um dos principais autores e também fundador do Dadaísmo é Tristan Tzara, o qual ensina o seguinte a respeito do movimento:

Para fazer um poema dadaísta
Pegue um jornal
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

A linguagem dadaísta pretende anular qualquer barreira quanto a significações, pois o importante nas palavras não é seu significado, e sim sua sonoridade. O som é intensificado com o grito, o urro contra o burguês e seu apego ao capital.
No Brasil o Dadaísmo tem referência através do escritor Mário de Andrade em seu livro Paulicéia desvairada, no qual há um poema chamado “Ode ao burguês”. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar. 







9º ANO_ ESCOLA A.R. _ SURREALISMO

Salvador Dalí: o mestre da arte surrealista

 Quem foi? 
 Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. Vida do artista, fases e estilo Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. 
No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar. Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca. Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.
 A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dalí. 
Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo. Em 1934,
 Dalí casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala. Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.
 Em 1942, Dalí sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida. Em 1960, Dalí colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dalí, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras. Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dalí entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda.
 Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos. Dalí morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.

 Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm


FOTO DE SALVADOR DALÍ


oBRA: "O  SONO"

OBRA: "PERSISTENCIA DA MEMÓRIA"

OBRA: "MULHER NA JANELA"

OBRA: MÃE WEST

OBRA: "GIRAFA EM CHAMAS"

quarta-feira, 15 de junho de 2016

8º ANO - ESCOLA A.R. _ROCOCÓ NEOCLÁSSICO

ROCOCÓ No final do século XVII e início do século XVIII a França tornou-se a nação mais poderosa da Europa em termos militares e culturais. Paris se transformou na capital das artes plásticas, posição que foi ocupada por Roma durante séculos. Nesse período teve início, na França o Rococó, estilo artístico que foi ao mesmo tempo um desenvolvimento e uma reação ao estilo Barroco e que se caracterizou pelo uso de formas curvas e pelo excesso de ornamentos, tais como conchas flores e laços. O termo deriva do francês rocaille, que significa “incrustações de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro com que se enfeitam grutas”, e de uma combinação das palavras barroco e rocaille. Estilo que se caracteriza por expressar apenas sentimentos agradáveis e pela procura da perfeição técnica. O contrário do Barroco que usa cores fortes e linhas retorcidas para expressar as emoções humanas, o Rococó aplica cores suaves e delicadas. Arquitetura: manifestaram-se principalmente nos interiores das construções, paredes e tetos de salões eram ornamentados com pinturas suaves e elementos decorativos, como flores e laços. Pintura: o primeiro grande pintor foi Jean- Antoine Watteau (1684-1721). Ele retratou em suas festas ao ar livre, muito comum entre a nobreza e do século XVIII. NEOCLASSICISMO Nas últimas décadas do século XVIII um novo estilo predominou na pintura, na escultura e na arquitetura europeia. Denominado Neoclassicismo, esse estilo surgiu como reação ao Barroco e Rococó e se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da Antiguidade greco-romana. As formas gregas e romanas serviram e modelo aos artistas neoclássicos. Os neoclassicistas queriam expressar às virtudes cívicas, o dever, a honestidade. Pintura: destaque para Jacques-Louis David (1748-1825), pintor francês

8º Ano _ Escola A.R - REALISMO

História da Arte O Realismo O Romantismo havia acabado. A sociedade estava se industrializando. No campo o trabalho era duro, rude, e na cidade era pior. Amontoada em moradias precárias, a população vivia e trabalhava em péssimas condições, essa situação chamou a atenção de alguns pintores, que resolveram se instalar num lugarejo da França chamado Barbizon para pintar os camponeses em sua lida diária, na luta pela sobrevivência. O Realismo é um movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais. O engajamento ideológico faz com que muitas vezes a forma e as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denúncia social. Artes Plásticas – A tendência se expressa, sobretudo na pintura. As obras privilegiam cenas cotidianas de grupos sociais menos favorecidos. O tipo de composição e o uso das cores criam telas pesadas e tristes. Os artistas que melhor retrataram essa realidade foram Gustave Coubert(1819-1877). Para ele, a beleza está na verdade. Suas pinturas chocam o público e a crítica, habituados à fantasia romântica e Jean-François Millet(1814-1875).Fizeram da pintura um instrumento de denúncia social, deixando falar por meio de seus pincéis aqueles cidadãos menos favorecidos.

7º ano_ Escola A.R._ ASTECAS/MAIAS/INCAS

HISTÓRIA DA ARTE ASTECA Introdução No período de auge do Império Asteca (do século XV até a conquista espanhola de 1512) houve um grande desenvolvimento artístico e arquitetônico na região do Vale do México. Esculturas As esculturas astecas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas. Estas esculturas apresentavam significativo realismo e evocação. Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e cerâmica para a confecção de esculturas. Fizeram estátuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, máscaras, calendários e imagens de animais. Outros tipos de arte Os artistas Astecas eram muito criativos e também usavam tecidos e plumas para elaboração de artefatos decorativos ou ritualísticos. Pintura Asteca As pinturas Astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização. Arquitetura Asteca Os Astecas se destacaram na construção de templos, pirâmides e outros tipos de prédios. Tenochtitlán, capital do Império Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista da arquitetura e engenharia. Contava com diversos templos, palácios, mercados e monumentos. Dança e música Astecas A dança, música e canto estavam presentes na vida dos Astecas. Acompanhavam os matrimônios, funerais, eventos políticos, sacrifícios e rituais religiosos. A música era produzida ao som de instrumentos musicais (principalmente tambores). História da arte Civilização Maia O povo Maia habitou a região das florestas tropicais das atuais: Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia. Arte e arquitetura: pirâmide da civilização maia A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos uso de tintas em tecidos e roupas. A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano. Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero. História da arte INCA Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C., a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. Quanto à sua cultura, praticavam diversas danças, como rituais, cada uma com seu significado e em ocasião adequada à mesma de acordo com os costumes e crenças. O chamado “Vale Sagrado dos Incas” localiza-se nas cidades de Pisac e Machu Picchu, no Peru, prolongando-se por mais de 100km. Encontra-se a uma altura de 2800 metros acima do nível do mar, com temperatura média anual de 18°C. É chamado assim por ser localizado próximo a Cuzco e ser formado pelas correntezas do rio Willkanuta (Casa do Sol), além de possuir milenares centros administrativos, rica flora e fauna, inumeráveis riachos e cachoeiras entre os bosques mais altos do mundo. Os Incas realizavam uma peregrinação até lá por acreditarem que se tratava do rio sagrado. Para eles o rio era o espelho da Via-Láctea, sendo que esta era o rio sagrado no Céu e aquele o rio sagrado aqui na Terra. A arquitetura do povo inca também é um fato notável. Além dos enormes desníveis no solo da região, aconteciam muitos terremotos, mas este povo foi tão brilhante em suas construções que até hoje elas permanecem. Tanto os vários quilômetros de estrada entre as montanhas, quanto o sistema de irrigação, as pontes, dentre muitas outras construções. A arte destacou-se, como já falamos através dos objetos de ouro, calçados e tecidos. Embora tenham sido bastante desenvolvidos, não criaram nenhum sistema de escrita. ESCULTURA E ARQUITETURA ASTECA
ARTE MAIA
ARTE INCA (MACHU PICHU)